Você sabe o que é Color Coding (ou Color Code)?

Você sabe o que é Color Coding (ou Color Code)?

É um sistema de organização baseado na utilização de um código de cores. Este método é muito usado por pessoas que possuem rotina de estudos (matérias escolares, vestibular, concursos), mas também pode ser aplicado para organizar a rotina dos afazeres, sendo eles profissionais ou não. Dessa forma, podemos elaborar legendas coloridas para setorizar assuntos e tarefas do nosso dia-a-dia.

Como aqui na empresa fazemos tudo (administração, marketing, criação, produção, entregas…) e ficamos bastante tempo em home office, é muito importante separar a vida pessoal da profissional. Por isso, no nosso caso, o color code tem principalmente esta função. Sempre que anotamos ou grifamos algo no planner na cor ROSA, irá corresponder aos compromissos da empresa (horários marcados, eventos, datas comemorativas…). A mesma lógica segue para as tarefas pessoais, mas utilizando a cor ROXA (ou lilás). Assim, a visualização geral de tudo que precisa ser feito fica mais prática e mais fácil de ser mesurada. Nós optamos por usar apenas duas cores e fazer essa limitação mais simples, somente de pessoal e profissional. Mas você pode setorizar mais e usar mais cores. Apenas tenha o cuidado de não exagerar, pois ao invés de ajudar, esse sistema pode deixar sua vida mais bagunçada e complicada.

Para não se perder, você pode fazer uma legenda e colar na parte de dentro da capa da sua agenda, planner ou caderno. Algumas pessoas também costumam colocar uma etiqueta com essa legenda na própria caneta ou marcador. Por exemplo, no marcador rosa nós poderíamos colocar uma indicação escrita “Ideia da Santa”. Essa escolha vai do gosto de cada um e de como esse sistema funciona melhor.

Nessa foto está o código que usamos aqui na empresa. Assim, quando olhamos o planner (ou agenda, caderno), conseguimos ter uma visão geral rápida e prática de tudo o que precisamos fazer, sendo de trabalho ou pessoal. Optamos por algo bem simples, pois é assim que funciona melhor para o nosso caso. Mas a quantidade de cores e setores é livre e se flexibiliza conforme cada situação. Só tome cuidado para não fragmentar e colorir demais (transformando num carnaval kkkk), pois sua rotina pode ficar mais complicada e bagunçada!